quarta-feira, 14 de abril de 2010

Viagem ao Santuário de Aparecida

Cerca de 20 dias atrás eu almoçava na casa do meu amigo e Padre na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Maristela) de Presidente Prudente/SP (Padre Tuty). Ele me convidou para eu ir a uma excursão para Aparecida e Canção Nova com eles (entre 09 e 11 de Abril). De imediato foi um não, até porque eu tinha rodeio (trabalho) na data, mas soltei a frase: “Se eu não tivesse rodeio para ir, eu iria”. É nestas horas que vejo o poder e projeto de Deus para a vida de cada um e o poder de nossas palavras, porque na verdade eu tinha a vontade de ir, mas não naquela data. Em resumo o rodeio foi cancelado e outros não deram certo. Fui eu nesta viagem.


Mesmo assim deixei pra traz um final de semana com os amigos e com a família (coisa rara pra mim, pois viajo toda semana), Jogo do Grêmio Prudente, assistir o Santos na semifinal do Paulistão, etc. O motivo da excursão era comemoração dos 50 anos da Diocese de Presidente Prudente em Aparecida.


Mesmo decidido e já tendo pagado a viagem ficava aquela dúvida – O que eu vou fazer lá? Vão poucos jovens no ônibus, e para ser mais direto e sincero o que eu vou fazer com esse ônibus cheio de “veio”. Na quinta-feira antes da viagem, não sei por que fui à missa, e era missa de envio dos romeiros (peregrinos), RSS. Estava com minha amiga Bruna Moreno e sua mãe, e comentei: “Olha a idade dos jovens que vão”. Deu-me vontade de não ir naquele momento. Pensei: “Vai ser um saco”.


Chegado o dia da viagem e, como todo brasileiro larguei tudo pra última hora, fui o último a chegar, junto com o Thiago Oliveira que mora na rua de casa, que tava saindo a hora que voltei da rua, então ele dividiu a o atraso comigo... Eu ia ser o último sozinho RSS. Quem chega por último não escolhe lugar né! O ônibus tinha dois andares me sobrou um lugar no andar de baixo e no último banco ainda.


Pra resumir a história, depois troquei de poltrona e fiquei em uma poltrona do lado do freezer e do som. Era a única poltrona que deitava mais que as outras (me dei bem... kkkk).


Sai o ônibus e é claro que uma “rezadeira” de nome Nadir, quem mora aqui na Maristela sabe quem é, puxou um terço sobre meus protestos rabugentos. O legal, ou o terrível é que tinha o microfone no ônibus e eu ficava tirando e pondo o cabo, e ela e o Padre que mais usavam o microfone usavam ficavam: “Alô, alô”. Mas logo me dedaram e mesmo quando o som realmente falhava eu levava a culpa.


Eu fui lendo como de costume, não consigo ficar parado. Lia e atentava um e outro. Fica no Twitter no Celular e no MSN, inclusive tive a Cia por mais de duas horas do meu amigo Arthur “Poke Mon”. Depois de muitas paradas chegamos as sete da manhã na cidade de Guaratinguetá/SP na Comunidade Católica Anuncia-me.


Língua solta que sou ao entrar na comunidade soltei um piada sem graça: “Essa comunidade chama-se Anuncia-me porque aqui é tão longe que quando descobriram ela alguém anunciou: Anuncia-me que to perdido”. Eu idiota, num vi que tinha uma moça da comunidade na minha frente, ela vira com sorriso educado e porque não com um pouco de ódio, mas, com muito amor me falou: “Seja bem vindo, a paz de Jesus”. Calei por algumas horas.


Café tomado e sem banho, fomos para Aparecida a missa da diocese era as nove da manhã. Eu já tinha ido, várias vezes a Aparecida, por isso minha pergunta: O que que eu to fazendo aqui?


A Missa foi muito bonita, assistimos de pé porque chegamos em cima da hora. Meus companheiros de peregrinação foram Pe Tuty, Thiaguinho, e Irmão Marcos, que foi no outro ônibus, mas, nas paradas estava sempre com a gente. Partimos para as compras, almoçamos, depois fomos a igreja velha pela rampa. Irmão Marcos e Thiaguinho nunca tinha ido. Fomos à sala dos milagres, sala das velas e por último fomos visitar e rezar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida.


Momento mágico de emoção e dispensa comentários, porque não tem como descrever este momento. Claro que agradeci e pra não pedi muitas coisas e lembrei-me de cada um vocês amigos próximos ou virtuais (tem uma fitinha pra cada um só passar aqui em casa.. RSS). Na ida ao ônibus ainda espiamos as caravanas da festa de São Benedito, o Santuário estava lotado em decorrência disto. Muito batuque dança, é a tradição da igreja católica.


Partimos para Guaratinguetá para conhecer a casa (hoje um museu) onde viveu Frei Galvão. A noite retornamos para a comunidade Anuncia-me e depois de uma janta fantástica, assistimos ao uma apresentação/pregação ungida do fundador da Comunidade o Sr. Henrique. É muito emocionante ouvir sobre obras sustentadas financeiramente e literalmente na fé. Depois, todo mundo quebrado/cansado, dormi antes das dez da noite (em pleno sábado). Engraçado que ficamos todos os homens no mesmo quarto, acordei de madrugada parecia uma lagoa... Sem contar horas que eu achava que tava no rodeio com barulho de fogos... mas deixa isso pra lá!


Domingo de manhã missa com o PE Tuty e inventaram de dar um violão pra mim na última hora, faz três anos que um relo num violão, e mesmo quando relava num sabia tocar... E assim foi um desastre a missa na parte musical. RSS. Nos despedimos da comunidade Anuncia-me e partimos para outra comunidade: Canção Nova. - Pausa - comprei um refri fiado e num paguei, meu Deus, que anta que sou, mas vou fazer uma doação para a comunidade (eita refri que ficou claro). voltando - A Nadir “Rezadeira” foi dar um testemunho e no final eu coloquei um DVD de um grupo que canta aquela música do “vuco vuco”. Quase fui exorcizado. Nessas horas estava mais freqüente no microfone sempre com a frase “(Fulano tem Pobréma, eu tenho pobréma, etc.). Alguns queriam me matar, outros estavam gostando. Pobréma!!!



Chegamos à Canção Nova, mais de 80 mil pessoas (estimado), uma vez que a igreja católica comemora a festa da Misericórdia e estava movimentadissima. Eu também havia passado na Canção Nova uma vez, mas, não conhecia o novo Rincão/Palco de palestras e retiros da Canção Nova, ficamos eu Pe Tuty e Thiago de boca aberta com o que vimos, o tamanho da estrutura.



Nesta hora olhei para o Pe Tuty e falei: “Padre, perdemos a essência da Canção Nova, precisamos resgatar e valorizar tudo isso”. Ele respondeu: “Precisamos trazer nossos jovens da paróquia urgente para cá”. E assim tiramos algumas fotos e subimos de volta. Para almoçar e partir de volta pra Presidente Prudente. Alguém (como sempre), atrasou e deixou o Padre maluco de raiva, mas, foi tudo resolvido e voltou a ficar animado com a revelação do anjo. Onde tiramos o nome de uma pessoa, rezamos e compramos algum presente.



A Mulher que me tirou (que já esqueci o nome) falou que tinha vontade de me bater - Pausa - Fico pensando o que leva as pessoas a terem estes atos violentos, eu sou um menino tão bom - Voltando - Mas, ela falou que eu era um menino legal...RSS Será? Gostei muito dela, meu deu três presentes, então acho que ela gostou mesmo (Ela e o marido foram um dos casais que atrasaram e eu puxei as vaias. Deve ser por isso o motivo da raiva). Eu dei o presente pra mulher que eu tirei que sentou atrás (Beth Trindade) de mim com seu marido que só dormia. (casal pobréma), aliás, o que mais tinha nesse “Busão” era gente com pobréma.



Depois teve uma rodada de sorteio de brindes, e tudo parou, e eu fiquei lendo e acompanhado o jogo do Santos pelo Twitter ( que sofrimento). A sorte que ônibus parou no Rodoserv bem na hora do terceiro gol do santos, só alegria. Depois desta parada mais uma rodada de brindes e desta vez, eu fui apresentar, imitando o Silvio Santos. Pausa – Como eu sou tonto – Voltando – Foi só alegria o busão inteiro rindo, e eu divertindo e me divertindo ao mesmo tempo. Todo mundo apagou de novo e só acordaram na chegada com eu no microfone de novo. Ai fizeram eu contar um testemunho, dedurei os podres do Padre (Ele vai dar o troco na homilia do final de semana), contei mais piadas e em resumo foi show.


Conclusão (Falo em particular para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Maristela, e principalmente aos jovens)


Precisamos sair do nosso mundinho, foi ótimo estar com aquelas pessoas mais velhas, me divertindo e eu, fazendo eles rirem. O Preconceito é algo idiota que temos em nosso coração. Foi um final de semana perfeito pra mim. Poderia ter ganhado muito dinheiro, trabalhando no maior rodeio do país. Mas, nada paga estar frente a frente com Nossa Senhora em Aparecida, visitar o museu do Frei Galvão, conhecer a história da comunidade anuncia-me e principalmente vendo o “gigante” da evangelização chamado Canção Nova. Talvez por culpa repetitiva vinda do Dunga pra nossa paróquia, enjoamos dele e da Canção Nova.


Num sei ao certo, se é isso, mas, a verdade é que perdemos a referência e o encanto com a Canção Nova. O Padre Tuty vai organizar uma viagem/excursão para lá, quero ver sua resposta. Não podemos nos omitir a uma obra tão grande de evangelização. Olhar aquele rincão daquele tamanho e saber que foi construído na fé, precisamos construir algo pela fé, pois muitos jovens da sua idade não teve a mesmo oportunidade. E cabe a nós mudar tudo isso, nos abastecendo com as coisas e de Deus.


Foto: Padre Tuty, Irmão Marcos e Eu na rampa do Santuário Nacional de Aparecida.

5 comentários:

  1. O Padre Tuty, deve ser um apaixonado por vidas assim como Jesus. Pq pra te aguentar essa viagem toda...não deve ter sido nada fácil! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Daniela, se foi dificil durante 2 horas imagina umas 6 ou 7 hrs...
    la eh lindo neh... ja fui pra la com a minha familia... perfeito demaisssss

    ResponderExcluir
  3. Imagino que a viagem deve ter sido maravilhosa mesmo, e parece q to ateh vendo vc fazendo palhaçadas(vc tem POBRÉMA)!! rsrs
    Mas essa sua ultima citação eu concordo e apoio, e acho q vc tem razão, as vezes nós jovens deixamos de dar valor em obras maravilhosas pra dar valor a "coisas" que dizemos serem maravilhosas!!! eu quero ir nessa viagem viu!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Cowboy!! Gostei do testemunho!
    Independente disso... vc tem pobréma!!!

    Celsinho

    ResponderExcluir
  5. Ou...
    Vc tem pobrema mais é meu amigo!

    To esperando o meu exemplar!

    ResponderExcluir